A dificuldade pessoal ou financeira, eventualmente acaba por fazer parte da vida do povo brasileiro. De toda forma, um dinheiro extra sempre faz a diferença, seja você negativado ou não. Nesses momentos, um empréstimo pode ser o seu maior aliado. Contudo, antes de tomar uma decisão financeira tão importante, é importante entender as diferenças entre empréstimo pessoal e consignado.
Foi justamente para isso que separamos, por meio deste artigo, as diferenças mais claras entre ambos os métodos de empréstimo. Assim como uma reflexão breve sobre qual pode ser mais benéfico para a sua situação.
O que é empréstimo pessoal?
Ao estudar as diferenças entre empréstimo pessoal e consignado, logo descobrimos que o empréstimo pessoal é a maneira mais popular de solicitar crédito para o seu banco. Seu público-alvo consiste de pessoas físicas que necessitam de um empréstimo rápido e sem muita dificuldade. Além disso, o crédito pode ser direcionado ao seu destino de preferência, sem nenhum propósito fixo, o que reduz ainda mais a burocracia.
Por mais que seja uma boa opção para quitar dívidas emergenciais, sua alta taxa de juros pode assustar uma boa parte dos interessados. É sempre importante analisar a rentabilidade a longo prazo antes de efetuar qualquer empréstimo, seja ele pessoal ou consignado.
O que é empréstimo consignado?
Diferente do empréstimo pessoal, o empréstimo consignado se prova como uma maneira bem mais burocrática de conseguir crédito, além de ser simplesmente inviável para uma parcela alta dos brasileiros. De forma direta, esse empréstimo será efetuado com base na sua renda, tendo suas parcelas descontadas diretamente de sua folha de pagamento.
Por trazer uma taxa de risco menor para o banco, suas taxas de juros costumam ser mais razoáveis em comparação ao empréstimo pessoal. Além disso, a quantia de dinheiro requisitado pode ser ainda maior, mesmo que o crédito exigido deva corresponder a 35% de sua renda mensal. Diferenças entre empréstimo pessoal e consignado podem ser bem mais claras quando apontadas desta maneira.
O empréstimo consignado costuma ser uma boa aposta para servidores públicos, aposentados e os próprios colaboradores do banco. Mesmo que exija uma burocracia maior, há também uma certa praticidade em ter o valor do empréstimo descontado automaticamente de seu salário,, poupando o mutuário do trabalho de pagar o banco diretamente, o que ressalta ainda mais as diferenças entre empréstimo pessoal e consignado.
Principais diferenças entre empréstimo pessoal e consignado
Tendo em mente suas especificidades, é possível traçar um paralelo entre ambos os tipos de empréstimo, e até mesmo notar suas diferenças já evidentes. Para tornar tudo mais fácil, separamos as principais diferenças entre empréstimo pessoal e consignado.
Ao apontar as diferenças entre empréstimo pessoal e consignado, há sempre aqueles pontos mais óbvios que vem à mente. Afinal, quando se pensa em fazer um empréstimo, devemos considerar alguns quesitos importantes. Sendo eles:
Taxas de juros
Talvez o primeiro ponto a ser levado em consideração na hora de fazer um empréstimo, seja ele pessoal ou consignado. Antes de considerar tornar-se um mutuário, é importante levar em conta se será possível pagar sua dívida, ou se as mensalidades cobradas podem dificultar ainda mais sua vida financeira.
Nesse quesito, mesmo que mais burocrático, o empréstimo consignado ainda possui juros mais vantajosos para o mutuário. Tendo em vista que, quando as cobranças são efetuadas diretamente sobre o salário do pagante, há um risco consideravelmente menor envolvido para o banco, que beneficia o mutuário com uma taxa de juros menor.
Outro ponto a ser levado em consideração é a taxa de juros fixa em empréstimos consignados. Se você for um servidor público, privado ou beneficiário do INSS, a porcentagem não passará de 3% ao final de cada mês. Entre todas as diferenças entre empréstimo pessoal e consignado, essa pode ser uma das mais evidentes.
Caso ainda reste dúvidas, o prazo de quitação da dívida em um empréstimo consignado é consideravelmente maior.
Vale lembrar que há diferenças sutis de juros e prazo de quitação de dívida entre servidores e beneficiários do INSS, mas ambas beneficiam mais o primeiro grupo.
Fonte pagadora como uma das principais diferenças entre empréstimo pessoal e empréstimo consignado
Como já citado, uma das primeiras e mais evidentes diferenças entre empréstimo pessoal e consignado, é a forma em que suas dívidas serão quitadas. Em um empréstimo pessoal, a responsabilidade recai totalmente sobre o mutuário, que deve pagar as cobranças por conta própria mensalmente.
No empréstimo consignado, essa responsabilidade é inexistente. Levando em consideração que o valor é descontado diretamente do salário ou benefício do pagante.
Limite de crédito
O limite de crédito proposto pelo seu banco fará toda a diferença na hora de retirar seu empréstimo. Entretanto, em casos de empréstimo pessoal, esse valor é ditado totalmente pelo banco de sua escolha. Geralmente, é levada em consideração sua situação monetária, visando evitar uma perda por parte da instituição financeira.
Em caso de empréstimo consignado, só é considerado somente o valor salarial ou beneficiário do mutuário. Possuindo um valor limite de 35% de sua remuneração. Com tantas diferenças entre empréstimo pessoal e consignado, torna-se cada vez mais fácil decidir qual melhor se encaixa em seu perfil.
Opção de pagamento
É indispensável conhecer a forma de pagamento preferida por seu tipo de empréstimo. Em caso de empréstimo pessoal, sua dívida pode ser quitada diretamente pelo débito em sua conta ou boletos bancários.
Em consignados, suas opções de pagamento são consideravelmente menores, já que sua dívida é automaticamente quitada por meio de um desconto em sua folha de pagamento.
Prazo para pagamento
Ao compreender as diferenças entre empréstimo pessoal e consignado, devemos decidir qual o melhor momento para acertar suas contas com o banco. É claro, sua dívida será quitada em algum momento, mas, em caso de empréstimo pessoal, esse momento pode chegar antes do esperado, considerando que o prazo estabelecido é consideravelmente menor.
Como já ficou claro, os bancos preferem correr o mínimo de riscos possíveis ao fornecer um empréstimo pessoal. Portanto, não surpreende ser do interesse deles que sua dívida seja quitada o quanto antes.
Em um empréstimo consignado, a história é um pouco diferente. Dado o baixo risco oferecido por esse método, o prazo de pagamento pode ser ainda maior. Variando entre 84 e 96 meses.
Vale lembrar que por mais que um prazo longo possa parecer atrativo, quitar uma dívida com antecedência também possui suas vantagens, levando em consideração que juros acumulados podem pesar muito a longo prazo.
Qual escolher: empréstimo pessoal ou empréstimo consignado?
Entender as diferenças entre empréstimo pessoal e consignado pode parecer fácil depois da leitura deste artigo, mas, escolher um empréstimo sempre é complicado. E a verdade é que, não existe uma resposta certa ao questionar qual dos dois é objetivamente melhor.
Com base em todas as informações disponibilizadas, a escolha fica totalmente a seu critério. O empréstimo consignado pode parecer o mais atrativo de início, mas não são todos os brasileiros que se encaixam no perfil de pagamento. Portanto, o melhor a fazer é traçar um paralelo entre os pontos apresentados nesse artigo e decidir qual será mais proveitoso.
Quem pode ter acesso a esses tipos de empréstimo?
O tipo de empréstimo que você pode fazer depende inteiramente da forma em que você recebe seu dinheiro e lida com suas dívidas. O empréstimo pessoal pode ser bastante abrangente, permitindo que qualquer pessoa acima de 18 anos simule um valor. Entretanto, um crédito ruim pode afetar e muito seu acordo, podendo até mesmo ter seu empréstimo negado.
Em caso de empréstimo consignado, ter uma renda fixa importa muito mais do que seu crédito, já que o valor de quitação será descontado de seu salário antes mesmo de sua folha de pagamento chegar. As diferenças entre empréstimo pessoal e consignado importam muito em momentos como esse.
Dessa forma, um vendedor autônomo teria muito mais sucesso em conseguir um empréstimo pessoal do que um assalariado ou beneficiário que não está em dia com suas dívidas.
Conclusão
Buscar um empréstimo é uma decisão importante, e deve ser tomada com bastante cautela. Para evitar dores de cabeça, não deixe nenhuma dúvida de lado ao se comunicar com seu banco e sempre pesquise quais métodos mais fazem sentido para sua vida financeira.
E acima de tudo, tenha sempre em mente todas as diferenças entre empréstimo pessoal e consignado discutidas por meio deste artigo.
11 respostas
I don’t think the title of your article matches the content lol. Just kidding, mainly because I had some doubts after reading the article.
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks! https://accounts.binance.com/si-LK/register?ref=V2H9AFPY
Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.
Thanks for sharing. I read many of your blog posts, cool, your blog is very good.
Can you be more specific about the content of your article? After reading it, I still have some doubts. Hope you can help me.
Your article helped me a lot, is there any more related content? Thanks!
Your point of view caught my eye and was very interesting. Thanks. I have a question for you.