Pesquisar
Close this search box.

Guia completo para entender como investir em fundos imobiliários

Guia completo para entender como investir em fundos imobiliários

Se você está se perguntando como investir em fundos imobiliários, mas ainda não sabe por onde começar, então veio ao local certo. Realizar investimentos, independente de qual seja a área, é sempre um desafio, especialmente quando precisamos analisar o mercado, aproveitar oportunidades e identificar onde é melhor aplicar o dinheiro.

Para que você possa ter maior segurança em seus investimentos, separamos um guia completo com um passo a passo sobre investir na área imobiliária e quais serão os seus retornos. Leia até o final para saber se, de acordo com o seu perfil de investidor, vale ou não a pena.

O que são fundos imobiliários?

O que são fundos imobiliários?

Antes de saber como investir em fundos imobiliários, vamos entender o que são esses fundos. Os Fundos de Investimento Imobiliário (FII) podem ser vistos como uma classe de ativos de renda variável, reunindo uma série de cotistas para que, por meio dos recursos arrecadados, possam aplicar em outros ativos do mercado imobiliário.

Esses outros ativos podem ser:

  • Hotéis;
  • Shoppings;
  • Galpões logísticos ou industriais;
  • Prédios de escritórios.

De uma forma geral, para que você entenda como investir em fundos imobiliários, saiba como é o processo de seu funcionamento:

  1. Um fundo é constituído a partir de uma gestora, sendo dividido em milhares de cotas;
  2. As cotas são vendidas dentro da Bolsa de Valores para os investidores, sejam pessoas físicas ou jurídicas;
  3. O fundo poderá ser comprado ou construir imóveis com os recursos arrecadados a partir das cotas vendidas. Além disso, também pode haver aplicação em produtos financeiros do mercado imobiliário;
  4. O fundo será administrado de uma forma que seja capaz de gerar o melhor retorno comercial possível;
  5. Por fim, todo o lucro gerado a partir dessa exploração comercial ou venda, além de todos os ganhos relacionados às aplicações financeiras, serão divididos com os cotistas, levando em consideração a proporção da participação de cada um deles.

Como investir em fundos imobiliários?

Como investir em fundos imobiliários?

Agora, é o momento de descobrir como investir em fundos imobiliários. Por meio de alguns passos, você já pode se tornar um especialista e começar a lucrar. Veja abaixo.

Passo 1

Antes de mais nada, você precisará abrir ou, pelo menos, ter uma conta ativa em uma corretora de valores da sua preferência. A partir disso, deverá priorizar as instituições modernas, digitais e que não estejam ligadas a nenhuma cobrança de taxa de corretagem ou manutenção da sua carteira.

Passo 2

Agora, para entender como investir em fundos imobiliários, você precisa transferir os recursos para a conta da corretora. Lembre-se sempre de verificar o tamanho do aporte que será realizado de acordo com a cotação do Fundo Imobiliário escolhido. Então, realize a sua transferência.

Dependendo do horário em que essa ação foi realizada, é possível que o dinheiro fique disponível para investimento no mesmo dia. Sempre que conseguir, busque pelos melhores horários para não acabar caindo em ansiedade para aplicar os valores desejados.

Passo 3 de como investir em fundos imobiliários 

Por fim, para garantir que você aprendeu a como investir em fundos imobiliários, procure saber qual Fundo Imobiliário você deseja adquirir dentro da plataforma da corretora. Isso pode ser feito a partir do nome do ticker. Da mesma forma que ocorre com as ações, o código-símbolo possui quatro letras, sendo seguidas pelo número 11.

Quando você conseguir localizar esse código, é preciso configurar a quantidade de cotas desejada, conferir o valor e realizar a confirmação da informação. Ao final, lembre-se que não existe nenhum mercado fracionário e lote padrão para esse tipo de investimento, onde todos eles devem ser negociados um por um.

Vantagens ao investir em fundos imobiliários

Vantagens ao investir em fundos imobiliários

Agora que você já sabe como investir em fundos imobiliários, está na hora de entender o porquê é importante fazer um investimento nessa área. O primeiro ponto está na possibilidade de diluir o risco de investimento dentro do ramo, além de possibilitar a expansão do mercado de uma forma geral.

Além disso, temos outros benefícios relevantes como, por exemplo:

  • Segurança: os melhores fundos imobiliários são aqueles que trazem grandes e ótimos empreendimentos, com bons inquilinos. Além disso, também possuem uma boa gestão profissional para que todos os recursos gerem uma expansão do fundo;
  • Baixo custo: quando você sabe como investir em fundos imobiliários, o custo de investimento é muito baixo. Com poucos reais, você poderá adquirir cotas, tornando-se sócio proprietário de algum imóvel;
  • Facilidade de compra e venda: por não possuir muita burocracia, os fundos possuem uma liquidez alta dentro do mercado, permitindo a compra de cotas por meio da plataforma escolhida para a corretora;
  • Rendimentos mensais: os resultados dos lucros são distribuídos de forma mensal para todos os cotistas, o que gera uma renda passiva frequente;
  • Menor quantidade de impostos: outro ponto para quem aprendeu a como investir em fundos imobiliários é a menor quantidade de impostos, tendo em vista que esses rendimentos são isentos de Imposto de Renda;
  • Carteira mais diversa: da mesma forma que ocorre nas ações, ao compreender a forma correta de investir nesses fundos, você consegue diversificar a sua carteira e aportar vários tipos de imóveis.

Como montar a sua carteira?

Se você já aprendeu sobre como investir em fundos imobiliários, então está na hora de entender qual é a melhor forma de montar a sua carteira com esse tipo de investimento. A partir de boas práticas, você conseguirá manter a diversificação, mas sem correr grandes riscos de perder o seu lucro.

Por serem ativos de renda variável, há uma grande probabilidade de a cotação variar tanto para cima quanto para baixo. Além disso, você também deve pensar que os ativos anteriores não serão, necessariamente, reflexos do próximo, o que te ensina a investir com cautela, após uma análise de mercado.

Então, para saber como investir em fundos imobiliários e montar a carteira, é preciso:

  • Investir em fundos de gestoras diferentes;
  • Investir em fundos de tipos de imóveis diferentes;
  • Investir em fundos com imóveis em diferentes regiões;
  • Dar pesos semelhantes para os seus fundos na carteira.

Conclusão

Agora que você já sabe sobre como investir em fundos imobiliários, é o momento certo para começar a investir e diversificar a sua carteira. Aproveite que o mercado imobiliário está em alta para fazer a escolha certa.

9 respostas

  1. Tech to Force You’re so awesome! I don’t believe I have read a single thing like that before. So great to find someone with some original thoughts on this topic. Really.. thank you for starting this up. This website is something that is needed on the internet, someone with a little originality!

  2. Tech to Force You’re so awesome! I don’t believe I have read a single thing like that before. So great to find someone with some original thoughts on this topic. Really.. thank you for starting this up. This website is something that is needed on the internet, someone with a little originality!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe o Post:

Posts Relacionados