Pesquisar
Close this search box.

Dinheiro esquecido no banco: como saber se eu tenho?

Dinheiro esquecido no banco: como saber se eu tenho?

Você sabia que há uma possibilidade de ter dinheiro esquecido no banco? Ainda que pareça uma situação quase impossível de ocorrer, há alguns casos em que essa situação se concretiza graças às antigas contas bancárias que foram deixadas para trás ou graças às transferências realizadas em contas antigas sem que o proprietário soubesse.

Graças ao Banco Central, todas as pessoas podem realizar uma consulta para resgatar esses valores de um jeito simples, rápido e sem complicações. Por meio deste guia, você vai aprender a verificar essa informação e pegar de volta um dinheiro que é seu por direito.

O que podemos chamar de dinheiro esquecido no banco?

O que podemos chamar de dinheiro esquecido no banco?

O dinheiro esquecido no banco nada mais é do que uma determinada quantia que ficou parada em uma conta bancária. Por algum motivo, ela foi ignorada por seu proprietário ou não foi acessada durante um determinado período.

Há muitas razões para que isso aconteça, sendo as mais comuns:

  • o proprietário da conta pode ter mudado sua conta bancária e esqueceu de fazer a transferência do valor;
  • alguém pode ter enviado uma transferência para uma conta antiga e não avisou para o titular;
  • o valor apresentado na conta é muito baixo;
  • consórcios que não foram continuados;
  • herança recebida em uma conta inativa que foi esquecida dentro de um inventário.

Se você acha que pode ter algum dinheiro esquecido no banco, em uma instituição financeira ou em alguma empresa de consórcio, é importante dar uma olhada no serviço “Valores a Receber”, do próprio Banco Central. O site voltou à atividade no ano de 2023, garantindo que tanto pessoas físicas quanto jurídicas pudessem confirmar se há algum dinheiro em conta.

Por meio desse serviço tão importante para os brasileiros, você pode conferir:

  • uma conta corrente ou poupança que foi encerrada ou está inativa;
  • saldo em grupos de consórcios que foram encerrados;
  • contas de pagamentos que foram encerradas;
  • restituições de determinadas tarifas, parcelas ou custos de operações de crédito que foram cobrados de forma indevida;
  • contas registros que foram encerradas ou estão inativas de corretoras e distribuidoras.

Para acessar o serviço de dinheiro esquecido no banco, os Valores a Receber garantem que qualquer cliente solicite o resgate dos valores que ficaram armazenados na conta de forma direta pelo site, indicando alguma conta que seja válida para que essa quantia seja depositada o mais rápido possível.

Por que é importante descobrir se seu dinheiro está esquecido?

Por que é importante descobrir se seu dinheiro está esquecido?

São muitos os motivos pelos quais uma pessoa pode ter dinheiro esquecido no banco. Por isso, é de extrema importância saber se há algum valor que ficou para trás em um banco, ajudando a recuperar essa quantia perdida e fazer o uso de algo que é seu por direito.

Dessa forma, os valores que estão em uma outra plataforma podem ser investidos em algo útil, utilizados para quitar alguma dívida ou, até mesmo, direcionados para a aquisição de algum produto ou serviço desejado, sem que seja necessário tocar no seu orçamento atual.

De toda a forma, é importante consultar o mais rápido possível se há dinheiro esquecido no banco, tendo em vista que o serviço de Valores a Receber já foi paralisado no ano de 2023. Se desejar conferir se esses valores ainda estão perdidos, haverá mais dificuldade, porque será preciso entrar em contato diretamente com a instituição onde o valor se encontra.

É possível que haja cobrança de taxas em contas inativas?

Uma das dúvidas mais recorrentes para quem possui alguma conta inativa é a de se um banco, ou qualquer outra instituição financeira, pode cobrar alguma taxa relacionada às contas que não estão mais em atividade.

No entanto, de acordo com informações passadas pelo próprio Banco Central do Brasil, as contas que estão em uma condição inativa ficam em uma situação de inexistência de prestação de serviços, tendo em vista que não há qualquer lançamento ou movimentação realizada pelo seu titular.

Em casos onde o dinheiro esquecido no banco não possui relação com movimentações na conta de seu titular, uma instituição financeira não pode fazer a cobrança de tarifas, tendo em vista que isso caracteriza prática abusiva. A regra deve ser aplicada tanto em contas de pessoas jurídicas quanto de pessoas físicas.

Quem são as pessoas que podem acessar o dinheiro esquecido no banco?

O serviço de Valores a Receber, disponibilizado pelo próprio governo, pode ser utilizado tanto por pessoas físicas quanto por pessoas jurídicas. Assim, mesmo quem já possuiu uma conta ou consórcio onde não há movimentação, pode realizar a consulta e pegar de volta os valores que estão disponíveis no sistema.

Até mesmo as empresas ou pessoas que já realizaram o saque ou a transferência de um dinheiro esquecido no banco podem fazer a verificação mais uma vez. Isso acontece porque algumas instituições financeiras acabam registrando esses valores algum tempo depois, atualizando os seus dados.

Há alguma média de valores esquecidos?

Há alguma média de valores esquecidos?

Segundo as informações divulgadas pelo próprio Banco Central, os valores que estão acumulados no sistema chegam a, aproximadamente, R$ 6 bilhões que poderiam ser distribuídos entre 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas. Ainda assim, muitas das contas possuem valores muito baixos a recuperar.

Como descobrir se eu tenho dinheiro esquecido no banco?

Para que você saiba se tem dinheiro esquecido no banco, o processo é muito simples:

  • pessoas físicas: será necessário informar o número do cadastro de pessoa física (CPF) e a data de nascimento no site do Valores a Receber;
  • pessoas jurídicas: será necessário informar o cadastro nacional de pessoa jurídica (CNPJ) e data de abertura da empresa.

Principais documentos para resgatar o dinheiro

Se você deseja resgatar o dinheiro esquecido no banco, basta verificar se a opção de resgate pode ser feita pelo próprio site. Se sim, basta informar a sua chave pix. Caso essa não seja a situação, é possível utilizar o CPF, CNPJ, telefone ou e-mail para receber o valor ou, até mesmo, utilizar uma chave aleatória.

Conclusão

O dinheiro esquecido no banco pode ser uma ótima solução para quem está com alguma dívida a pagar ou, até mesmo, para quem deseja fazer uma compra e descobriu um dinheiro extra. Graças à facilidade de acesso, em pouco tempo você poderá receber o valor em uma conta ativa.

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe o Post:

Posts Relacionados