Pesquisar
Close this search box.

Saiba como reduzir as parcelas do financiamento: 6 dicas

Saiba como reduzir as parcelas do financiamento: 6 dicas

Atualmente, saber como reduzir as parcelas do financiamento é uma informação muito importante. Afinal, para ter o carro ou a casa própria, será preciso fazer um investimento no futuro, que pode vir em forma de um financiamento. Por isso, ter um conhecimento amplo sobre o assunto faz toda a diferença.

Você pode encontrar várias estratégias que podem ser colocadas em prática para reduzir o valor desembolsado mensalmente, sem que precise abrir mão do bem. Por meio deste guia completo, confira as 6 principais dicas para minimizar as parcelas do seu financiamento e manter as contas em dia.

Quando é o melhor momento para reduzir a parcela de um financiamento?

Quando é o melhor momento para reduzir a parcela de um financiamento?

Para que você saiba exatamente como reduzir as parcelas do financiamento, é importante entender qual é o melhor momento para realizar essa ação. Afinal, é extremamente necessário ter um controle sobre os seus gastos, acompanhando de perto as entradas e as saídas mensais, além de saber como está o comprometimento da sua renda.

Sendo assim, sempre que perceber que as suas contas estão ficando cada vez mais apertadas, isso significa que está na hora de tentar diminuir a parcela do seu financiamento. Além desse, existem alguns outros sinais que também podem indicar a necessidade dessa atitude. São eles:

  1. o dinheiro está acabando antes do mês ser finalizado;
  2. as dívidas com os empréstimos e financiamentos já passaram de 30% de seu orçamento mensal;
  3. pagar a fatura do seu cartão de crédito não é uma missão fácil;
  4. foi preciso deixar de pagar alguma conta para poder quitar outra;
  5. o cheque especial foi solicitado ou a reserva de emergência foi mexida.

Como reduzir as parcelas do financiamento

Como reduzir as parcelas do financiamento

Então, se você está pensando em como reduzir as parcelas do financiamento, precisa conferir alguns caminhos extremamente necessários que ajudarão nessa missão que, à primeira vista, parece tão difícil.

Use o FGTS

Se você estiver fazendo um financiamento imobiliário, saiba que poderá utilizar o saldo do seu FGTS para conseguir amortizar as parcelas ou, até mesmo, para oferecer como uma parte do valor da entrada desse imóvel, caso seja necessário. Além disso, se optar por essa alternativa, lembre-se das regras:

  1. não tenha parcelas de financiamento em atraso;
  2. mantenha o FGTS no nome do beneficiário do empréstimo;
  3. utilize o recurso somente a cada 2 anos;
  4. faça o financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH) para aproveitar essa condição.

Realize um refinanciamento

Para saber como reduzir as parcelas do financiamento da maneira certa, se for possível, faça um refinanciamento. Esse processo é uma maneira fácil de substituir um débito mais antigo por um novo, aproveitando condições de pagamento que são diferentes da anterior, mas que de alguma forma são mais benéficas.

O refinanciamento ocorre dentro da mesma instituição financeira em que aconteceu o anterior, valendo para qualquer tipo de empréstimo ou de financiamento. Caso opte por ele, lembre-se de comparar todo o custo efetivo total dos dois contratos para avaliar quais são as vantagens em dar continuidade a esse processo.

Negocie a taxa de juros ou faça a solicitação da portabilidade de crédito

Para você que pensa em negociar uma taxa de juros menor que a que foi aplicada anteriormente em seu contrato visando reduzir a parcela de financiamento de uma maneira adequada, saiba que essa também é uma boa estratégia para todas aquelas pessoas que estão pensando em como reduzir as parcelas do financiamento.

Caso isso não seja possível, tente solicitar uma portabilidade de crédito. Com essa opção, você terá uma ajuda para trocar uma dívida mais cara por uma que seja mais barata, tendo em vista que há uma transferência de financiamento já solicitado e aprovado em uma instituição, somente passando para outra.

Faça uma amortização dos juros para entender como reduzir as parcelas do financiamento

Outra boa opção para quem está aprendendo sobre como reduzir as parcelas do financiamento é realizar uma amortização. Esse processo pode funcionar tanto para um empréstimo quanto para um financiamento. Isso significa que você diminuirá o valor total que está devendo por meio de um ou vários pagamentos simultâneos.

Com a amortização, a ideia central é antecipar o pagamento das parcelas do seu empréstimo, que geralmente são as finais, e, por consequência, conseguir reduzir a incidência de juros sobre a dívida do valor mensal. É muito comum que as pessoas utilizem o 13º salário ou uma renda extra para fazer essa amortização.

Solicite a ampliação do prazo de pagamento

Caso não seja possível pagar pelo financiamento naquele momento, tente ampliar o prazo de pagamento do financiamento em troca de uma redução no valor das parcelas. Algumas instituições aceitam esse tipo de proposta que, dependendo do caso, pode ser bastante benéfica para não acabar atrasando as parcelas.

O principal benefício para o consumidor está no fato de haver uma economia no fluxo mensal do pagamento das parcelas. De toda a forma, é preciso pensar que, no fim das contas, o seu financiamento poderá sair mais caro, tendo em vista que o aumento da quantia de parcelas acarretará, também, no aumento dos juros a pagar.

Aprenda mais sobre outras linhas de crédito

Para garantir que você saberá como reduzir as parcelas do financiamento, que tal conhecer algumas outras linhas de crédito que estão disponíveis no mercado? Elas poderão ser úteis para te ajudar a quitar uma dívida que já está em andamento, fazendo com que uma dívida mais cara saia mais barata para o seu bolso.

Além da opção de empréstimo consignado, que é uma das mais populares, você também pode optar pelo empréstimo com garantia, que possui taxas bem menores de juros.

Por que reduzir as parcelas do seu financiamento?

Por que reduzir as parcelas do seu financiamento?

Dentre as vantagens de saber como reduzir as parcelas do financiamento, temos:

  • conseguir manter as contas organizadas;
  • manter o nome limpo para facilitar acesso ao crédito;
  • manter-se saudável mentalmente.
  • conseguir controlar as finanças mensais da sua casa e da sua família.

Conclusão

Agora que você sabe como reduzir as parcelas do financiamento, busque a melhor das alternativas para continuar economizando, mas sem trocar uma dívida por outra e, consequentemente, conseguir manter o seu nome limpo e sem parcelas em atraso.

5 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe o Post:

Posts Relacionados