Pesquisar
Close this search box.

Como consultar o CPF no Serasa: guia rápido

Como consultar o CPF no Serasa: guia rápido

Afinal, como consultar o CPF no Serasa? Este documento, emitido pela Receita Federal, nada mais é do que o Cadastro de Pessoa Física, responsável pela identificação de contribuintes do Imposto de Renda. Ele é de extrema importância e pode ter influência em várias áreas da sua vida.

Muitas pessoas que estão com o “nome sujo”, na maioria dos casos, estão com o seu CPF comprometido. Se você quer saber se há alguma pendência ou impedimento no seu nome, fique neste guia até o final para descobrir exatamente como ter acesso a essas informações.

Como consultar o CPF no Serasa

Como consultar o CPF no Serasa

Para saber como consultar o CPF no Serasa, é necessário seguir alguns passos. Esse processo é muito importante para garantir que o consumidor possa avaliar a regularidade do seu documento e, em determinados casos, identificar se há alguma fraude ou uso indevido em seu cadastro.

De uma maneira geral, para fazer essa consulta, você precisa:

  1. Acessar o site da Serasa;
  2. Clicar na aba “Consultar CPF”;
  3. Fazer o cadastro, caso ainda não possua;
  4. Confirmar o seu e-mail cadastrado;
  5. Inserir o CPF e a senha;
  6. Clicar em “Meu CPF” para poder realizar a consulta.

Agora que você já sabe como consultar o CPF no Serasa, também é importante entender que a plataforma não apenas faz essa consulta, mas também verifica como está o seu Score, que é o mesmo que a sua pontuação de crédito. Se preferir, ainda há a possibilidade de monitorar o seu CPF para evitar fraudes de maneira mais assertiva.

Como consultar o CPF pelo nome?

Se eu perdi meu CPF, ou apenas não me lembro, há alguma possibilidade de fazer a consulta pelo nome? Bom, por questões de segurança, você só terá duas alternativas caso isso aconteça. A primeira alternativa é para as empresas que estão diretamente vinculadas com birôs de crédito.

Essas empresas poderão fazer uma pesquisa, mas não devem repassar a informação para os seus consumidores. O levantamento do registro desse documento é único e exclusivo para realizar a análise de crédito. Se você quer saber como consultar o CPF no Serasa, precisará encontrar o seu documento físico ou digital.

Na segunda ocasião, você poderá consultar o seu CPF pelo nome, desde que entre em contato com a  Receita Federal para isso. Ainda assim, será necessário ir até uma agência, pois não há nenhuma opção para que esse tipo de ação seja realizada pela internet, o que pode acarretar em custos com transporte ou tempo.

Como posso descobrir se estão usando o meu CPF?

Agora que você descobriu como consultar o CPF no Serasa, está na hora de saber se há alguma pessoa utilizando o seu documento de forma indevida. Essa pergunta é bastante frequente e, para alcançar uma resposta, é preciso realizar consultas regulares ao Serasa, seguindo o passo a passo que já indicamos.

Além disso, se você quiser ir um pouco além do que uma consulta superficial, ainda há a possibilidade de contratar o Serasa Premium, que garante que você possa ter acesso a todas as suas movimentações. Sempre que uma empresa consultar o seu CPF, há uma notificação em seu celular ou e-mail.

Por que é importante consultar o seu CPF?

Sabendo como consultar o CPF no Serasa, é necessário, também, compreender porque é tão importante fazer a consulta ao seu documento. De uma maneira geral, essa consulta acaba beneficiando o consumidor, porque ele pode ter uma noção mais ampla de seus gastos e de como vai a sua saúde financeira.

Além disso, por meio da consulta ao Serasa, você ainda tem a possibilidade de descobrir se há algum débito registrado em seu nome, podendo identificar qual é a credora e quais são os valores que não foram pagos no tempo ou na totalidade correta.

Para quem já sabe como consultar o CPF no Serasa, há uma outra dica sobre a necessidade de realizar essa consulta: você pode negociar as suas dívidas e pendências por meio da plataforma. Além disso, se não reconhecer a dívida de forma alguma, pode agir de maneira antecipada e evitar um grande problema.

Como esse documento afeta a vida financeira?

Você sabia que é o seu CPF quem dita a sua vida financeira e por isso você precisa saber como consultar o CPF no Serasa? É por meio do histórico desse cadastro que todas as suas contas são registradas, desde pagamentos até dívidas. Dessa maneira, caso haja alguma pendência, a principal fonte de consulta para as empresas será o seu CPF.

O seu CPF será utilizado como um guia para a consulta da pontuação de crédito, levando como base os contratos que já foram feitos pelo indivíduo, além de qualquer movimentação comercial que já tenha ocorrido. Independente da situação estar positiva ou negativa, haverá uma influência direta na sua vida financeira.

Como funciona a situação cadastral do CPF?

Como funciona a situação cadastral do CPF?

Sabendo da importância de entender como consultar o CPF no Serasa, também é preciso compreender como funciona a situação de cadastro do seu documento. São quatro formas:

  • CPF regular: não há qualquer pendências no cadastro;
  • CPF com pendência de regularização ou bloqueado: não houve a Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda da Pessoa Física, que é obrigatória;
  • CPF suspenso: há informações incorretas ou incompletas no cadastro do contribuinte. Também há casos onde não houve justificativa para a ausência nas eleições ou existem pendências com a Justiça Eleitoral;
  • CPF cancelado: ocorre quando há alguma decisão judicial, CPF clonado ou, até mesmo, falecimento.

Se você deseja saber se o seu CPF está dentro das normas e fazer as correções necessárias com a situação do seu cadastro, é só entrar em contato com a Receita Federal.

Posso consultar o registro de outra pessoa?

Não, você não pode. Mesmo que tenha aprendido como consultar o CPF no Serasa, não é permitido que uma pessoa física consulte o CPF de outra, a não ser que você seja um representante legal, procurador ou representante judicial.

Conclusão

Diante de tantas informações sobre como consultar o CPF no Serasa, fica muito mais fácil ter acesso à sua vida financeira, identificar quais são os pontos que precisam ser melhorados e, também, dar fim às pendências encontradas.

5 respostas

  1. Thank you for your sharing. I am worried that I lack creative ideas. It is your article that makes me full of hope. Thank you. But, I have a question, can you help me?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe o Post:

Posts Relacionados